SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue11In vitro propagation of lettuce genotypes via somatic embryogenesisClimate availability for apple trees in Vacaria, southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

RIGON, João Paulo Gonsiorkiewicz et al. Dissimilaridade genética de girassol por meio de caracteres quantitativos. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.11, pp. 1954-1959. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012001100008.

Objetivou-se com este estudo avaliar, por meio de caracteres quantitativos, a dissimilaridade genética entre cultivares de girassol em diferentes localidades, além da concordância entre os métodos, visando à extração de linhagens para possíveis cruzamentos. Foram cultivados oito híbridos de girassol em duas localidades no noroeste do Rio Grande do Sul, com solo predominantemente do tipo Latossolo Vermelho distrófico. Foram utilizados métodos multivariados para determinar a divergência genética, utilizando a distância generalizada de Mahalanobis. Apesar dos rendimentos distintos entre locais e cultivares, os métodos de agrupamento tiveram concordância entre si. Para obtenção de populações segregantes, a cultivar 'Olisun 5', independente da localidade, demonstrou-se com maior potencial de hibridação, tendo as maiores contribuições por meio do número de aquênios por capítulo e altura de inserção do capítulo.

Keywords : agrupamento; divergência genética; Helianthus annuus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese