SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue11Nitrogen content estimative in flooded rice by using of chlorophyll meter and color chartBiomass equation and carbon stock of jatropha crop, in Viçosa, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

TEN CATEN, Alexandre; DALMOLIN, Ricardo Simão Diniz; MENDONCA-SANTOS, Maria de Lourdes  and  GIASSON, Elvio. Mapeamento digital de classes de solos: características da abordagem brasileira. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.11, pp. 1989-1997. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012001100013.

O solo é cada vez mais reconhecido como tendo um importante papel nos ecossistemas, assim como para a produção de alimentos e regulação do clima global. Por esse motivo, a demanda por informações relevantes e atualizadas em solos é crescente. Pesquisadores em ciência do solo estão sendo demandados a gerar informações em diferentes resoluções espaciais e com qualidade associada dentro do que está sendo chamado de Mapeamento Digital de Solos (MDS). Devido ao crescente número de trabalhos relacionados ao MDS, faz-se necessário reunir e discutir as principais características dos estudos relacionados ao mapeamento digital de classes de solos no Brasil, o que irá possibilitar uma perspectiva mais ampla dos caminhos, além de nortear trabalhos e demandas futuras. O mapeamento de classes de solos empregando técnicas de MDS é recente no país, com a primeira publicação em 2006. Entre as funções preditivas utilizadas, predomina o emprego da técnica de regressões logísticas. O fator de formação relevo foi empregado na totalidade dos estudos revisados. Quanto à avaliação da qualidade dos modelos preditivos, o emprego da matriz de erros e do índice kappa têm sido os procedimentos mais usuais. A consolidação dessa abordagem automatizada como ferramenta auxiliar ao mapeamento convencional passa pelo treinamento dos jovens pedólogos para a utilização de tecnologias da geoinformação e de ferramentas quantitativas dos aspectos de variabilidade do solo.

Keywords : pedometria; classes de solos; levantamento de solos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese