SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue11Potential inclusion of breaded fish products in school meal by individual determinants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

BORBA, Elder Tschoseck; HARTER-MARQUES, Birgit  and  CITADINI-ZANETTE, Vanilde. Produção orgânica de calêndula: um estudo de caso. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.11, pp. 2099-2104.  Epub Sep 04, 2012. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012005000083.

Apresenta-se caracterização do processo de produção agrícola orgânica de Calendula officinalis L. no Estado de Santa Catarina, evidenciando particularidades e discrepâncias frente aos modelos já descritos na literatura especializada, a partir de visitas a campo, observação participante e entrevistas com um produtor de plantas medicinais. Identificaram-se como principais particularidades a saúde na agricultura familiar, demonstrada pela prática da cultura orgânica, além do controle de pragas e manuseio da produção. Os principais problemas ou divergências evidenciados foram: características do solo; época de plantio da calêndula e suas etapas posteriores, como transplante e floração. Aspectos da colheita foram discrepantes quanto ao período do dia indicado para o procedimento, bem como a ausência de informações do produtor quanto à existência de outros incentivos governamentais ao setor agrícola. Recomenda-se aos extensionistas rurais e/ou instituições competentes que busquem orientar os produtores orgânicos de calêndula para promover a adequação das práticas de cultivo dessa espécie medicinal.

Keywords : Calendula officinalis L.; Asteraceae; planta medicinal; agricultura familiar; cultivo orgânico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese