SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Application of the spatial analysis on the evaluation of selection experiments of Pera orange tree clonesDry matter of cover crops, onion yield and soil chemical attributes in agroecological no-tillage system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

YAMAMOTO, Lilian Yukari et al. Substratos no enraizamento de estacas herbáceas de amora-preta Xavante. Cienc. Rural [online]. 2013, vol.43, n.1, pp. 15-20.  Epub Nov 13, 2012. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012005000135.

A amora-preta (Rubus spp.) destaca-se entre as espécies que apresentam boas perspectivas de cultivo em áreas de agricultura familiar. Visando a otimizar a multiplicação de mudas dessa espécie, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de substratos e concentrações do ácido indolbutírico (AIB) no enraizamento de estacas de amora-preta Xavante. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em arranjo fatorial 3x2 (três tipos de substratos e duas concentrações de AIB), com cinco repetições de sete estacas, sendo adotados os fatores: tipos de substratos (casca de arroz carbonizada, vermiculita grânulos médios e fibra de coco) e tratadas ou não com AIB (0 e 1000mg L-1). Após 80 dias, foram avaliadas as variáveis: sobrevivência das estacas; retenção foliar; estacas enraizadas; número de raízes por estaca; comprimento da maior raiz; massa seca das raízes por estaca; e pH; condutividade elétrica; densidade e capacidade de retenção de água dos substratos. Não houve influência dos substratos e da aplicação de AIB sobre a porcentagem de estacas enraizadas, verificando-se alta eficiência no enraizamento das estacas de amora-preta Xavante (86,2%). Para a porcentagem de sobrevivência das estacas, o melhor resultado foi obtido sem a aplicação de AIB. Conclui-se que a amora-preta Xavante pode ser propagada por estaquia herbácea com eficiência, sem o uso de AIB, utilizando-se preferencialmente o substrato casca de arroz carbonizada como opção de baixo custo.

Keywords : propagação; ácido indolbutírico; regulador de crescimento; Rubus sp.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese