SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número7Redução de inóculo de Aphelenchoides besseyi em sementes de Brachiaria brizantha tratadas com óleos essenciaisÍndices na comparação de genótipos pré-comerciais de feijão - vagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

CANTU, Rafael Ricardo; REBELO, José Angelo; MILANESI, Paola Mendes  e  GOTO, Rumy. Reação e resistência de porta-enxertos de tomateiro à murcha de fusário. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1155-1158. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20130843.

O objetivo deste trabalho foi verificar a reação de resistência de porta-enxertos e cultivares de tomateiro à raça 3 de F. oxysporum f. sp. lycopersici e a comprovação de sua resistência às raças 1 e 2. Os porta-enxertos testados foram: Guardião, Helper-M, Anchor-T, Dr. K, Kagemuscha, Block, Magnet e He-Man, e, como testemunhas, as cultivares 'Kada', 'Santa Clara', 'Gisele', 'BHRS 2,3'. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com parcelas subdivididas e 5 repetições, sendo os porta-enxertos e as cultivares, alocados na parcela principal e as 3 raças de F. oxysporum f. sp. lycopersici, nas subparcelas. As plantas foram inoculadas e mantidas em casa de vegetação com temperatura e umidade controladas. Os porta-enxertos foram avaliados pela severidade de infecção do fungo no xilema. Todos os porta-enxertos foram resistentes às raças 1 e 2 de Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici e apenas Guardião e Block foram resistentes à raça 3.

Palavras-chave : Solanum lycopersicon; Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici; raças; enxertia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )