SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue7Indexes in the comparison of pre-commercial genotypes of common beanEstimates of leaf area of fig tree 'Roxo de Valinhos' using linear dimensions of the leaf blade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

ROSA, Juliana Magrinelli Osório; WESTERICH, Juliana Nogueira  and  WILCKEN, Silvia Renata Siciliano. Reação de genótipos e híbridos de tomateiro à Meloidogyne enterolobii. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1166-1171. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20130041.

A meloidoginose tem sido considerada uma das mais importantes doenças da cultura do tomate. O uso de tomateiros resistentes ao nematoide das galhas é medida bastante utilizada no controle de diferentes espécies, entretanto, a reação de tomateiros à Meloidogyne enterolobii ainda é pouco conhecida. Portanto, objetivou-se a determinação da reprodução de M. enterolobii em dez híbridos de tomate (Absoluto, Cascade, Cordillera, Donatto, Ellen, Fascínio, Laura, Marguerita, Nícolas e Sanni) e dois genótipos experimentais (05 tom0041 e 08 tom00345). Os ensaios foram conduzidos em casa de vegetação e em BOD (25°C), com cinco e três repetições por tratamento, respectivamente. A infestação do substrato foi realizada com 5.000 ovos e eventuais juvenis de segundo estádio de M. enterolobii/vaso, dois dias após o transplante das plântulas. A avaliação do índice de galhas, índice de massa de ovos, população final e fator de reprodução foi realizada 60 dias após a inoculação. Em ambos os ensaios, verificou-se a suscetibilidade de todos os genótipos e híbridos avaliados.

Keywords : Solanum lycopersicum; nematoide das galhas; reprodução; cultivares resistentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )