SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue7Blood sucking Diptera (Culicidae, Psychodidae, Simuliidae) in forest fragment under impact of dam in the borderland of Rio Grande do Sul and Santa Catarina states, BrazilPositioning and number of nutritional levels in dose-response trials to estimate the optimal-level and the adjustment of the models author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

ROCHA, Germana Platão et al. Caracterização e estoques de carbono de sistemas agroflorestaisno Cerrado de Minas Gerais. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1197-1203. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20130804.

Os sistemas agroflorestais (SAFs) além de geração de renda e conservação da biodiversidade pode ser uma alternativa para a estocagem de carbono. O trabalho teve como objetivo caracterizar três sistemas agroflorestais (SAFs) e estimar os estoques de carbono na fitomassa aérea, na serapilheira e no solo. Os SAFs e suas respectivas vegetações nativas adjacentes foram caracterizados quanto ao número, classificação botânica,distribuição diamétrica e estratificação vertical dos indivíduos arbóreose. Em cada um dos sistemas, foram estimados os estoques de carbono na fitomassa aérea, na serapilheira e no solo. Os SAFs,implantados a partir do manejo da vegetação nativa, apresentaram uma biodiversidade vegetal e estoque de carbono na fitomassa, na serapilheira e no solo semelhantes à área de vegetação nativa adjacente. Por outro lado, os estoques de carbono no SAF implantado em área anteriormente cultivada com culturas anuais apresentou menor diversidade de espécies arbóreas e estoques de carbono na fitomassa, serapilheira e no solo, em relação à vegetação nativa adjacente. Sistemas agroflorestais bem manejados se assemelham à vegetação nativa em estoque de carbono e conservação da biodiversidade dos recursos naturais.

Keywords : matéria orgânica do solo; agricultura conservacionista; manejo do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )