SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue7Characterization and carbon storage of agroforestry systems in brazilian savannas of Minas Gerais, BrazilAssessing groundwater stoichiometric composition and its suitability in Northwestern Bangladesh author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

SOUZA, Fernando Augusto de; MALHEIROS, Euclides Braga  and  CARNEIRO, Paulo Roberto Oliveira. Posição e número de níveis nutricionais em experimentos dose-resposta na estimativa do nível-ótimo e ajuste dos modelos. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1204-1209. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20130694.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do número e posição de níveis nutricionais utilizados em ensaios dose-resposta na estimativa do nível-ótimo (OL) e ajuste dos modelos polinomial quadrático (QP), exponencial (EXP), linear response plateau (LRP) e quadratic respose plateau (QRP). Utilizaram-se dados provenientes de ensaios dose-resposta realizados na FCAV-Unesp Jaboticabal, atendendo as pressuposições de homocedasticidade e normalidade. O ajuste dos modelos foi avaliado considerando as seguintes estatísticas: coeficiente de determinação ajustado (R²adj), coeficiente de variação (CV) e soma dos quadrados dos desvios (SSD).Verificou-se que, nos modelos QP e EXP, pequenas mudanças na localização e distribuição dos níveis ocasionam grandes alterações na estimativa do OL. O modelo LRP foi influenciado pela ausência ou presença do nível intermediário às fases de resposta e estabilização (mudança da reta crescente para platô). O modelo QRP precisou de um número maior de níveis na fase de resposta e o último nível da fase de estabilização para estimar corretamente o platô. Pôde-se concluir que a determinação do OL e o ajuste dos modelos dependem da posição e quantidade de níveis, além das características específicas de cada modelo, mas níveis definidos próximos do verdadeiro requerimento e não muito espaçados são melhores para estimar corretamente o OL.

Keywords : modelos de regressão; dose-resposta; modelo linear com resposta em platô; modelo quadrático com resposta em platô.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )