SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue7Assessing groundwater stoichiometric composition and its suitability in Northwestern BangladeshForage intake by beef heifers receiving rice bran with and without ionophore author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

FRANTZ, Ulisses Giacomini et al. Eficiência energética de um trator agrícola utilizando duas configurações de tomada de potência. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1219-1222. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20130175.

A tomada de potência (TDP) de um trator agrícola tem por principal finalidade transmitir a potência gerada no motor, para acionamento de órgãos ativos das máquinas agrícolas. Tendo em vista a necessidade de se aumentar a eficiência energética na agricultura, alguns fabricantes disponibilizam para os agricultores uma configuração de TDP que proporciona o acionamento dessas máquinas a um regime de rotação menor do motor do trator. Assim, a rotação da TDP é mantida podendo-se obter uma redução do consumo de combustível. Este trabalho objetivou quantificar o consumo de combustível de um trator agrícola, operando com duas configurações de TDP (normal e econômica) em duas áreas agrícolas de relevo distinto. Como resultado, evidencia-se que, com a utilização da TDP econômica, tanto o consumo horário quanto o consumo operacional de combustível, em ambas as áreas trabalhadas, foi menor quando comparado à TDP normal.

Keywords : consumo de combustível; TDP econômica; máquinas acionadas pela TDP.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )