SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue7Forage intake by beef heifers receiving rice bran with and without ionophoreParasitological analysis of synovial fluid from dogs naturally infected with Leishmania sp. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

GARCIA, Iraides Ferreira Furusho et al. Crescimento alométrico dos não componentes da carcaça de cordeiros cruzados. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1229-1235. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20130489.

Machos e fêmeas, Santa Inês puros (SI) e cruzados de matrizes Santa Inês com reprodutores das raças Texel (TxSI), Ile de France (IFxSI) e Bergamácia (BxSI), terminados em confinamento e abatidos aos 15, 25, 35 e 45kg de peso vivo. Após o abate, foram tomados os pesos das vísceras e analisado o crescimento alométrico. O pulmão dos machos BxSI cresceu em taxas mais elevadas que SI e TxSI. A tráqueia/esôfago dos machos SI e TxSI cresceu mais lentamente que dos IFxSI e BxSI. Os rins dos machos BxSI cresceram mais rápido comparado aos dos TxSI e IFxSI. O fígado das fêmeas TxSI cresceu em taxas mais elevadas quando comparadas às fêmeas dos outros grupos genéticos. Os machos e fêmeas do grupo TxSI apresentaram taxas de crescimento maiores para rúmen/retículo, respectivamente, comparado aos grupos SI e BxSI.

Keywords : alometria; crescimento; desenvolvimento corporal; cruzamento; ovinos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )