SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue7Disseminated infection by Chlorella sp. in a sheepCopper deficiency in swine: clinical-pathologic characterization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

KUMBASAR, Serkan et al. Administração exógena de ATP impede isquemia/induzidas por reperfusão de estresse oxidativo de tecidos e lesões pela modulação da hipoxantina via metabólica em ovários de ratos. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1257-1263. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20131006.

Neste estudo, a xantina oxidase (XO), o malondialdeído (MDA), mieloperoxidase ( MPO ) e glutationa ( GSH) nos tecidos do ovário de ratos, durante o desenvolvimento de isquemia e reperfusão induzida por pós-isquemia foi investigada, e o efeito de ATP em isquemia e reperfusão (I/R). O dano foi verificado por provas bioquímicas e por histopatologia. Os resultados das análises bioquímicas mostraram que o ATP reduziu significativamente o nível de XO e MDA e aumentou a quantidade de GSH em ambas as isquemia e no tecido do ovário de I / R - aplicado nas doses administradas. Além disso, o ATP suprimiu significativamente o aumento na atividade de MPO que ocorreu na sequência da aplicação de pós-isquemia reperfusão no tecido ovariano. Os resultados bioquímicos obtidos no presente estudo coincidem com os achados histológicos. A gravidade dos achados patológicos, como a dilatação, congestão, hemorragia, edema e polimorfonucleares leucócitos nucleares (PMNLs), aumentou em paralelo com o aumento observado nos produtos do metabolismo XO. Em conclusão, aplicando exogenamente ATP impedido de I/R, houve danos pela redução da formação de tecido de ovário de XO na isquemia.

Keywords : metabolismo oxidativo da xantina; isquemia/reperfusão; antioxidante; rato.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )