SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue7Proteinogram of synovial liquid from healthy equines determined by means of sodium dodecyl sulphate-polyacrylamide gel electrophoresisCervical and transdiaphragmatic paraxiphoid thoracoscopy in dogs: evaluation of respiratory response and blood pressure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

GONTIJO, Lilian D'Almeida et al. Bem-estar em equinos de policiamento em Curitiba/PR: indicadores clínicos, etológicos e ritmo circadiano do cortisol. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1272-1276. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20131196.

A avaliação científica do bem-estar tem sido importante para detectar animais não adaptados às condições de criação que lhes são impostas, situação que afeta o potencial produtivo e os coloca em maior risco de enfermidades. Com esse objetivo, foram avaliados 30 equinos da Cavalaria da Polícia Militar do Paraná, considerando-se indicadores clínicos, etológicos e hormonais. Na avaliação clínica, além da determinação do escore corporal e exame físico, verificou-se o histórico de ocorrência de cólica nos últimos doze meses. Comportamentos anormais foram pesquisados por observação etológica e a taxa do ritmo circadiano do cortisol (RCC) foi determinada por meio de duas colheitas de sangue, às 08 e às 17 horas. Apesar da significativa ocorrência de comportamentos anormais (26,7%), os achados clínicos foram normais e houve ausência de relato de cólica nos últimos 12 meses precedentes ao estudo. As médias dos resultados das análises de cortisol estiveram dentro da normalidade, nos dados absolutos e na variação do RCC, entretanto, 42% dos animais analisados apresentaram RCC alterado. Apesar da expressiva incidência de comportamentos anormais e de animais com alteração no ritmo circadiano de cortisol, sinais indicadores de estresse crônico, considerou-se que os equinos deste estudo apresentaram boas condições de bem-estar em relação àquelas relatadas por estudos nacionais prévios.

Keywords : estabulação; estresse; cavalo; comportamento; estereotipias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )