SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue7Biochemical and bioactive phytonutrients changes in tissues of two cultivars of fresh-cut cassava in stick form under refrigerated storageCharacterization, antioxidant potential and cytotoxic study of mangaba fruits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

MENDES, Andressa Cristina Gaione et al. Salames tipo Milano elaborados com fibras de subprodutos da produção de vinho tinto. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1291-1296. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20130389.

Foram avaliados os efeitos da adição da farinha de subprodutos da produção de vinhos, em diferentes concentrações (1, 2 e 3%), na produção de salame tipo Milano. Os processos de fermentação e secagem foram acompanhados por análises físico-químicas (pH e atividade de água), químicas (acidez titulável, índice de peróxido, índice de TBARS e nitrito residual) e físicas (perda de peso) e os produtos acabados avaliados quanto à composição centesimal. Maiores adições de fibra reduziram (P<0,05) os valores de pH e aumentaram o teor de ácido lático da massa cárnea durante a maturação, com consequente aumento nas perdas de peso e redução na atividade de água dos produtos. A presença de fibras não influenciou (P>0,05) os níveis de nitrito residual e nem os valores de índice de peróxido, porém reduziu a evolução da oxidação lipídica, medida pelo índice de TBARS, do produto durante a maturação. Apesar de promover (P<0,05) alterações no teor de cinzas, a presença de fibras não afetou (P>0,05) os valores de umidade, proteína e lipídeos. A presença de fibras alimentares e compostos antioxidantes nas fibras da cultivar 'Syrah' permitiu a sua aplicação no processamento de salames com benefícios tecnológicos e nutricionais.

Keywords : fibra alimentar; produto fermentado; oxidação lipídica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )