SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue7Different screw press feed rates on extraction efficiency and quality of passion fruit seed oil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CARVALHO, Naiara Barbosa et al. Atitude do consumidor em relação a produtos contendo probióticos. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.7, pp.1319-1326. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20131178.

Neste trabalho, buscou-se verificar a atitude de consumidores da cidade de Viçosa-MG em relação a produtos contendo probióticos, por meio de um questionário validado para tal fim. Um total de 352 indivíduos respondeu aos questionários que, além dos itens de atitude, também avaliou questões de saúde dos consumidores, aceitação e frequência de consumo desses produtos. A validação interna valeu-se do coeficiente de Cronbach para medir a confiabilidade da escala de atitude. Para analisar o perfil desses consumidores, foi utilizada a estatística descritiva. Os resultados indicaram baixo consumo de produtos contendo probióticos pelos entrevistados. Foi obtida uma escala de atitude confiável (alfa = 0,70). De uma forma geral, a atitude dos entrevistados foi positiva, porém, verificou-se a necessidade de se desenvolver rótulos mais explicativos, expondo de forma clara as informações permitidas pela legislação brasileira, assim como reforçar as campanhas publicitárias que divulguem os benefícios do consumo de probióticos ao consumidor.

Keywords : probióticos; consumidor; questionário; atitude; benefícios à saúde.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )