SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue8Digestible energy of crude glycerol for pacu and silver catfishProbiotics on poultry production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

LIMA, Daniele Cristina de et al. Digestibilidade e energia metabolizável da glicerina em cães. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.8, pp.1452-1456. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20120122.

A glicerina é um coproduto originado da produção de biodiesel, que apresenta possibilidade de uso como fonte energética na nutrição animal. Objetivou-se avaliar os coeficientes de digestibilidade aparente (CDA) e a energia metabolizável (EM) de dietas contendo glicerina, bem como a EM da glicerina em cães. Foram avaliadas quatro dietas contendo crescentes níveis de glicerina: 0%, 3%, 6% e 9%. As dietas foram fornecidas a oito cães adultos, os quais foram distribuídos em delineamento Quadrado Latino duplo (4x4). A adição de glicerina aumentou os CDA da matéria seca, energia bruta e a EM, sem afetar os CDA da proteína bruta e dos extrativos não nitrogenados da dieta. Entretanto, resultou em redução no CDA do extrato etéreo da dieta. Embora a adição de glicerina tenha reduzido o teor de matéria seca fecal, não houve efeito sobre o escore das fezes. Dentro dos níveis avaliados, a glicerina pode ser utilizada na dieta como fonte energética altamente disponível para cães.

Keywords : energia; glicerol; nutrição de cães.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )