SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número9Lesões gástricas em equinos de abatedouro: avaliação macroscópica e histológicaEnergia líquida para suínos dos 60 aos 120kg recebendo dietas com redução de proteína índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

BASSO, Roberta Martins et al. Colapso induzido pelo exercício em um Labrador Retriever. Cienc. Rural [online]. 2014, vol.44, n.9, pp.1629-1631. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20131549.

O colapso induzido pelo exercício (EIC) é uma enfermidade hereditária caracterizada por fraqueza muscular, dificuldade de locomoção e colapso após atividade física intensa. Esta enfermidade autossômica recessiva afeta principalmente cães jovens da raça Labrador Retriever e decorre da mutação c.767G>T no gene codificador da proteína dinamina 1 (DNM1). O objetivo deste trabalho é relatar o primeiro caso de EIC em Labrador Retriever no Brasil. O teste molecular para detectar a mutação responsável pela EIC confirmou o diagnóstico clínico em um Labrador Retriever com histórico de fraqueza muscular e colapso após exercício. Uma vez diagnosticada no Brasil, ressalta-se a importância de inserir a EIC entre os diagnósticos diferenciais das enfermidades neuromusculares em cães da raça Labrador Retriever e utilizar o diagnóstico molecular para orientar os acasalamentos.

Palavras-chave : exercício; mutação; cães; sequenciamento; DNM1.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )