SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Respostas fisiológicas de clones de eucalipto cultivados em casa de vegetação sob deficiência hídricaCaracterização dos acidentes com máquinas agrícolas em rodovias federais no estado do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

MELO, Rafael Rodolfo de et al. Propriedades físico-mecânicas de painéis aglomerados madeira-bambu. Cienc. Rural [online]. 2015, vol.45, n.1, pp.35-42. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20120970.

Foram avaliadas as propriedades físico-mecânicas de painéis aglomerados produzidos com diferentes proporções de madeira (Eucalyptus grandis) e bambu (Bambusa vulgaris). Os painéis foram produzidos utilizando o adesivo ureia-formaldeído com a adição de 0, 25, 50, 75 e 100% de bambu. Para cada tratamento, determinaram-se as propriedades físicas (massa específica; teor de umidade; absorção de água e inchamento em espessura após 2 e 24 horas de imersão em água) e mecânicas (flexão estática; ligação interna; e arrancamento de parafusos). Os resultados obtidos indicaram que o acréscimo das partículas de bambu proporcionou uma redução significativa na qualidade dos painéis para os parâmetros avaliados, apresentando uma maior absorção de água e uma menor resistência à flexão estática e ao arrancamento de parafuso.

Palavras-chave : painéis de madeira; materiais lignocelulósicos; Bambusa vulgaris..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )