SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Propriedades antioxidantes, quantificação e estabilidade das betalaínas da casca da pitaya (Hylocereus undatus)Fenólicos, flavonoides, taninos totais e atividade antioxidante de fava conservada em banco de germoplasma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

QUEIROZ, Estela de Rezende; ABREU, Celeste Maria Patto de; SANTOS, Cláudia Mendes dos  e  SIMAO, Anderson Assaid. Composição química e fitoquímica das farinhas da casca e da semente de lichias (Litchi chinensis Sonn) cultivar 'Bengal'. Cienc. Rural [online]. 2015, vol.45, n.2, pp.329-334. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20140106.

Este estudo teve como objetivo determinar a composição química e fitoquímica das farinhas da casca e da semente de lichias (Litchi chinensis Sonn), família Sapindaceae, da cultivar 'Bengal'. A composição centesimal, o valor energético total, sólidos solúveis, pH, acidez e os teores de compostos fenólicos, antocianinas, flavonoides, minerais, açúcares, vitamina C e a triagem fitoquímica foram determinados. A farinha da casca de lichia apresentou os maiores teores de flavonoides, vitamina C, compostos fenólicos, antocianinas, lipídios, proteínas, cinzas e fibras, enquanto a farinha da semente se destacou pelos teores de potássio, enxofre, cobre e zinco. Ambas as farinhas apresentaram resultado positivo para açúcares redutores, proteína e aminoácidos, taninos, catequinas, flavonoides, depsídeo e depsidonas. Somente a farinha da casca apresentou resultado positivo para alcaloides. As farinhas dos subprodutos da lichia apresentaram-se como fontes promissoras de nutriente e substâncias bioativas, no entanto suas propriedades biológicas devem ser estudadas.

Palavras-chave : aproveitamento de subprodutos; substâncias bioativas; minerais; triagem fitoquímica; Litchi chinensis Sonn.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )