SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue5Chemical and biological control of Sclerotinia stem rot in the soybean crop author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

PAES-TAKAHASHI, Vanessa dos Santos et al. Detecção de Meloidogyne enterolobii em mudas de amoreira (Morus nigra L.). Cienc. Rural [online]. 2015, vol.45, n.5, pp.757-759. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20130350.

O comércio de mudas sem certificação contribui para disseminação de pragas e doenças, que podem causar sérios danos às plantas cultivadas. Na região de Itapetininga (SP), foram apreendidas, pela equipe da Defesa Agropecuária, mudas de aceroleira, goiabeira e amoreira, comercializadas em caminhões, que apresentavam galhas nas raízes, sintoma típico causado por Meloidogyne spp. A identificação da espécie foi feita através da morfologia da configuração perineal de fêmeas e região labial de machos, bem como através da caracterização do fenótipo enzimático de esterase. Foi constatada a presença de M. enterolobii nas amostras analisadas. Trata-se do primeiro relato do parasitismo de M. enterolobii em mudas de amoreira no mundo.

Keywords : nematoide; Psidium guajava; Malpighia emarginata..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )