SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Spontaneous and experimental poisoning of cattle by Palicourea aeneofusca in the region of Pernambuco and induction of conditioned food aversionω-conotoxin MVIIA intralesional injection in spinal cord injury in rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

FONTEQUE, Joandes Henrique et al. Perfil hematológico, concentração de proteínas totais e fibrinogênio plasmático de equinos adultos e clinicamente sadios da raça Campeiro. Cienc. Rural [online]. 2016, vol.46, n.1, pp.144-149.  Epub Sep 22, 2015. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20141408.

O presente trabalho foi executado por uma equipe multidisciplinar e interinstitucional, objetivando determinar o perfil hematológico, a concentração de proteínas totais e o fibrinogênio plasmático de equinos adultos e clinicamente sadios da raça Campeiro. Foram utilizados 138 animais (14 machos inteiros, 74 fêmeas vazias e 50 prenhes), com idades acima de três anos, provenientes de criatórios localizados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, divididos em grupos de acordo com a idade, sexo e estado gestacional. A análise estatística dos dados foi realizada por meio do teste ANOVA, teste t de Student e análise descritiva (P<0,05). Houve diferença significativa (P<0,05) para os valores do HCM, VCM e número total de eosinófilos, quando comparadas as diferentes faixas etárias. Também houve diferença (P<0,05) para as variáveis PTP e número total de eosinófilos, quando comparadas fêmeas prenhas e vazias. A partir desses resultados, pode-se concluir que os equinos Campeiros apresentam particularidades com relação às variáveis do hemograma, proteínas totais e fibrinogênio plasmático, quando comparados aos descritos por outros autores em outras raças. Sendo assim, sugere-se que os valores estabelecidos no presente estudo sejam tomados como valores de referência na interpretação do eritrograma e leucograma para a avaliação dessas variáveis em equinos da raça Campeiro.

Keywords : campeiro; equino; hemograma; proteína total plasmática.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )