SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número10Influência da desidratação osmótica sobre os compostos bioativos, capacidade antioxidante, cor e textura de frutas e olerícolas: uma revisãoDimensionamento amostral para estimação da média de caracteres de frutos de Passiflora caerulea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

CAPRONI, Csaignon Mariano et al. Produção de amora-preta e amora-vermelha na safra e entressafra em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais. Cienc. Rural [online]. 2016, vol.46, n.10, pp.1723-1728.  Epub 27-Jun-2016. ISSN 1678-4596.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20150623.

O cultivo da amoreira ( Rubus sp.) está amplamente expandido em regiões de clima frio, entretanto algumas cultivares se adaptam em ambientes de clima ameno. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a produção de amoreira-preta e amoreira-vermelha na safra e entressafra em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com doze cultivares ('Arapaho', 'Xavante', 'Brazos', 'Tupy' 'Comanche', 'Choctaw', 'Guarani', 'Caingangue', 'Cherokee', 'Chicasaw', 'Clone' e uma amoreira-vermelha), três blocos e unidade experimental de quatro plantas, espaçadas a 0,5x3,0m, totalizando uma densidade de 6.666 plantas por hectare. Visando à produção na safra (outubro a dezembro) e entressafra (abril a julho), foram realizadas, nos meses de janeiro e julho, as podas convencionais. Em 'Brazos', verificou-se maior produção nas duas safras avaliadas em comparação com as demais amoreiras, já na entressafra, apenas em 'Tupy', 'Choctaw', 'Comanche' e 'Clone' verificou-se efeito positivo da poda realizada em janeiro e produziram frutos "fora de época", sendo em 'Tupy' a maior produtividade na entressafra. Na 'Brazos' e 'Tupy', verificou-se o melhor equilíbrio entre os sólidos solúveis e a acidez na safra e amora-vermelha na entressafra. 'Brazos' e 'Cherokee' obtiveram teor médio de açúcares totais superiores. Devido à inexistência da oferta de frutos de amoreira, a poda realizada em janeiro se torna alternativa para o aumento da renda dos agricultores de base familiar.

Palavras-chave : Rubus sp.; produtividade; qualidade dos frutos..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )