SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número10Ceratoplastia lamelar em coelhos usando enxerto de omento alógeno livre e células mesenquimais omentais associadas com membrana amniótica caninaNíveis de energia metabolizável para codornas de corte de 15 a 35 dias de idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

SCHNEIDERS, José Luiz et al. Desempenho de pintos de corte nas fases pré-inicial e inicial, utilizando dietas com diferentes valores de energia metabolizável dos ingredientes, em diferentes idades. Cienc. Rural [online]. 2016, vol.46, n.10, pp.1846-1851. ISSN 1678-4596.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20150224.

O experimento foi realizado para avaliar o desempenho de frangos de corte nas idades de 1-7 e 8-21 dias de idade, utilizando valores de energia metabolizável do milho, farelo de soja e óleo de soja determinados anteriormente em outro ensaio de metabolismo. Dois estudos foram realizados, divididos em fases de acordo com as idades: pré-inicial (1-7 dias) e inicial (8-21 dias). Em cada estudo, foram utilizados 924 pintos de corte distribuídos aleatoriamente em 42 unidades experimentais, em um delineamento inteiramente casualizado consistindo de cinco dietas utilizando os valores de energia metabolizável aparente corrigida para o balanço de nitrogênio do milho, farelo de soja, e óleo de soja, determinados nos ensaios de metabolismo, e uma dieta com os valores de energia metabolizável dos mesmos alimentos publicados na literatura. No final de cada fase, os animais e as sobras de ração foram pesadas para determinar o consumo de alimento, ganho de peso e conversão alimentar. As dietas com maiores inclusões de óleo de soja mostraram desempenho superior nas diferentes idades. Na fase pré-inicial, apenas a conversão alimentar foi significativa. Na fase inicial, houve diferença significativa para a conversão alimentar e ganho de peso médio e diário.

Palavras-chave : coeficientes energéticos; consumo de ração; conversão alimentar; ganho de peso.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )