SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue1Impact of fungicide and insecticide use on non-target aquatic organisms in rice paddy fieldsPhysiological quality of dual-purpose wheat seeds from plants subjected to artificial defoliation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

PINTO, Daniele Gutterres et al. Dinâmica temporal dos índices da reflectância espectral e índices de vegetação durante o ciclo da cultura de canola no Sul do Brasil. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.1, e20151403.  Epub Nov 10, 2016. ISSN 1678-4596.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20151403.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a variabilidade da reflectância espectral e dos perfis temporais dos índices de vegetação de dosséis de canola, associada à adubação nitrogenada, aos períodos do ciclo da cultura e às condições meteorológicas no sul do Brasil. Foi instalado um experimento nas safras de 2013 e 2014, na EMBRAPA Trigo, em Passo Fundo, RS. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com quatro repetições. Foram utilizados os tratamentos de cinco doses de nitrogênio em cobertura: 10, 20, 40, 80, 160kg ha-1. Foram realizadas medições com espectrorradiômetro, sobre o dossel, para compor curvas de reflectância espectral da canola e perfis temporais dos índices de vegetação SR, NDVI, EVI, SAVI e GNDVI. Também foram obtidos dados de matéria seca da parte aérea e feitas determinações de fenologia. Verificou-se que as curvas de reflectância espectral da canola mudaram com o crescimento e desenvolvimento do dossel. Os perfis temporais dos índices de vegetação apresentaram dois picos máximos, um antes e outro após o florescimento. Os índices SR, NDVI, EVI, SAVI e GNDVI foram capazes de caracterizar temporalmente as modificações do dossel da canola ao longo do ciclo, em função de fases fenológicas, condições meteorológicas e adubação nitrogenada. O crescimento e desenvolvimento das plantas, as variações de manejo da cultura e as condições ambientais afetam a resposta espectral da canola.

Keywords : espectrorradiometria; adubação nitrogenada; Brassica napus.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )