SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Doses de ferro na produção de roseiras de vasoProdução e composição de frutos de laranjeira cv. 'Lane Late' em resposta à adubação nitrogenada em um Argissolo Vermelho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

DRESCHER, Marta Sandra et al. Haste sulcadora para descompactação do solo na operação de semeadura. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.3, e20160026.  Epub 05-Jan-2017. ISSN 1678-4596.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20160026.

A intensificação do processo de compactação do solo em sistema plantio direto (SPD) motiva a procura por alternativas para atenuação do estado de compactação do solo. Esse trabalho objetiva avaliar modificações em propriedades físico-hídricas do solo originadas por semeadoras equipadas com hastes sulcadoras que atuam em diferentes profundidades, em comparação à semeadora com discos duplos defasados, para investigar a possibilidade de descompactação do solo na operação de semeadura em áreas sob SPD na região Sul do Brasil. O estudo foi realizado em Latossolo Vermelho Distrófico típico, de textura argilosa, há 27 anos sob SPD. Os tratamentos foram três mecanismos de semeadura: H0,10m: disco de corte combinado com haste sulcadora atuando a 0,10m de profundidade; H0,15m: disco de corte combinado com haste sulcadora atuando a 0,15m de profundidade; e D0,07m: discos duplos defasados atuando a 0,07m de profundidade, em delineamento experimental blocos ao acaso com quatro repetições. Avaliou-se a resistência mecânica à penetração, taxa de infiltração de água no solo, densidade do solo, distribuição do tamanho de poros e condutividade hidráulica do solo não saturado. Os resultados indicaram que a utilização de semeadora com haste sulcadora atuando a 0,15m promove a descompactação do solo através da redução da resistência mecânica do solo à penetração, aumento da porosidade e da condutividade hidráulica. Para que haja aumento significativo da infiltração de água no solo, a haste sulcadora da semeadora deve ser aprofundada até o limite inferior da camada superficial compactada.

Palavras-chave : manejo do solo; descompactação mecânica; estrutura do solo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )