SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número7Desempenho produtivo de cultivares de soja cultivadas em diferentes densidades de plantas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

MELO, Rita Carolina de et al. Herança predominante de caracteres em trigo com enfoque multivariado. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20160859.  Epub 29-Maio-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20160859.

O objetivo deste trabalho foi estudar a herança de caracteres em trigo utilizando análise de variância multivariada. Foram avaliadas dezesseis constituições genéticas, entre cultivares comerciais e progênies F1 e F2. Os tratamentos foram dispostos em blocos completos casualizados, com três repetições. Cinco caracteres foram mensurados. Para testar as hipóteses foi realizada análise de variância multivariada, e posteriormente contrastes multivariados. As diferenças significativas obtidas para as comparações entre os genitores e as progênies F1, podem ser indícios da ocorrência de heterose. No entanto, somente as comparações entre as progênies P1_P3 (F1) vs. P1_P3 (F2) e P4_P2 (F1) vs. P4_P2 (F2) apresentaram diferenças significativas. A análise de variância multivariada revelou que a herança dos caracteres estudados é predominantemente do tipo aditiva. Isto ocorreu, possivelmente pelo grau de parentesco entre os genitores que reuniram alelos idênticos no mesmo loco por ascendência, como resultado dos efeitos da endogamia. O conhecimento da herança aditiva pode representar a incorporação mais rápida de resistência ou de características de qualidade em novas cultivares.

Palavras-chave : Triticum aestivum; contrastes multivariados; aditividade; endogamia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )