SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número7Desempenho produtivo de cultivares de soja cultivadas em diferentes densidades de plantasFrações de fósforo após cultivos sucessivos de Pinus taeda L. sem fertilização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

AZAMBUJA, Rafael da Rosa et al. Granulometria das partículas e da adição de cal nas propriedades de compósitos madeira-cimento produzidos pelo método de adensamento por vibro compactação. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20140250.  Epub 29-Maio-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20140250.

O presente trabalho visou avaliar o efeito da granulometria e do pré-tratamento com cal das partículas de madeira de Pinus spp na confecção de compósitos madeira-cimento moldados pelo método de adensamento por vibro compactação. Foram produzidos corpos-de-prova para teste de ligação interna e flexão estática com duas diferentes granulometrias de partículas: G1, partículas passantes em uma peneira de 4mm e retidas em uma de 2mm, e G2, partículas passantes em peneira de 2mm e retidas em 0,84mm. Também foram testados o uso da cal por dois diferentes métodos como pré tratamento das partículas de madeira: a carbonatação prévia das partículas antes da confecção dos compósitos e o uso da solução de cal hidratada durante o processo de mistura dos ingredientes. O uso de partículas maiores (G1) apresentou maiores valores de ligação interna e modulo de ruptura quando comparados com compósitos produzidos com partículas menores (G2). Quanto ao pré-tratamento, o uso da cal hidratada resultou em compósitos mais densos e com melhores resultados de ligação interna em relação aos demais tratamentos.

Palavras-chave : geometria das partículas; pré-tratamentos; métodos de formação; painéis de baixa densidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )