SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número7Gotejadores não autocompensantes usando efluente de esgoto tratado para irrigaçãoRevisão de aplicações de veículos elétricos no meio rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

SILVA, Carlos Alberto Domingues da; DUARTE, Marília de Macêdo Freire; GONCALVES, Suziane Gomes  e  VASCONCELOS, Eduardo Domingos. Distribuição espacial e temporal dos botões florais e pequenas maçãs de algodão caídas ao solo danificadas pelo bicudo e eficiência de equipamento para coletá-los. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20160653.  Epub 29-Maio-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20160653.

Neste estudo, determinou-se a distribuição espacial e temporal dos botões florais e pequenas maçãs de algodoeiros caídas ao solo danificadas pelo bicudo e a eficiência de equipamentos para coletá-las. A distribuição espacial e temporal dos botões florais e pequenas maçãs de algodoeiros caídas ao solo danificadas pelo bicudo entre as fileiras de algodão foram determinadas em delineamento experimental de blocos ao acaso em arranjo fatorial 4x3, representado por faixas de superfície de solo localizadas entre 1-11cm; 12-22cm; 23-33cm e 34-44cm de distância da fileira de plantio em algodoeiros com 70, 85 e 100 dias de idade. A eficiência de coleta dos botões florais e pequenas maçãs caídas ao solo danificado pelo bicudo pelos rastelos plásticos em leque e reto, vassourão, catador modelo CNPA e aspirador de folhas “Trapp” foi determinado em delineamento de blocos ao acaso com cinco tratamentos e 10 repetições. Os resultados demonstraram que a coleta dos botões florais e pequenas maçãs caídas ao solo devem ser realizadas com maior atenção nas faixas de solo localizada abaixo da projeção da copa do algodoeiro e que o aspirador “Trapp” se mostrou mais adequado para essa operação porque gastou menos tempo para coletar essas estruturas vegetais, embora tenha apresentado eficiência semelhante aos demais equipamentos.

Palavras-chave : Anthonomus grandis; Gossypium hirsutum; botões florais com orifício de oviposição e alimentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )