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Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

NUNES, Amanda Letícia Pit; ABI-SAAB, Otavio Jorge Grigoli  e  RALISCH, Ricardo. Customer relationship management no setor de máquinas agrícolas. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20160974.  Epub 22-Jun-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20160974.

O Customer Relationship Management pode ser considerado uma estratégia empresarial que visa conhecer seus clientes para atender suas expectativas, na intenção de fidelizá-los. Apesar da importância econômica do setor agrícola para o mercado brasileiro e o acirramento concorrencial entre suas empresas, há grande oportunidade para a difusão e implantação do CRM no setor de máquinas agrícolas. O objetivo do presente trabalho foi ressaltar a importância da gestão dos clientes, inserindo o conceito de gestão do relacionamento com clientes no caso de revendas de máquinas agrícolas, com o intuito de reter clientes e aumentar a rentabilidade dessas empresas. O CRM deve ser abordado além de um conceito ou uma ferramenta, mas como estratégia de negócio, uma missão que deve ser adotada por toda a empresa. A concessionária deve ser reconhecida, mais que apenas uma revendedora, mas como solucionadora de problemas, prestando serviço de qualidade e adaptado às especificidades de cada cliente.

Palavras-chave : concessionária; fidelização de clientes; gestão de relacionamento de clientes; marketing.

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