SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número7Acidentes com aeronaves especializadas em aplicações aéreas na agriculturaFrequência e fatores de riscos associados a caprinos soropositivos a Leptospiras spp. no Estado de Sergipe, Nordeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

HACHIYA, Jamile de Oliveira et al. Isolamento de Staphylococcus spp. resistente à meticilina de queijos fundidos requeijão e especialidade láctea tipo requeijão comercializados no Brasil. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20170008.  Epub 29-Maio-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20170008.

Este trabalho objetivou realizar a contagem de Staphylococcus spp. em queijos fundidos “requeijão” e “especialidade láctea tipo requeijão” comercializados no Brasil, verificar a presença do gene mecA nos isolados obtidos e estabelecer o perfil de resistência antimicrobiana dos isolados positivos para tal gene. Para isso, 200 amostras desses produtos lácteos foram avaliadas. Baixas contagens de Staphylococcus spp. foram observadas nas amostras. Todos os isolados foram considerados como coagulase-negativos através do teste da coagulase e através da PCR. Entretanto, em dois isolados (3,70%) foi possível detectar o gene mecA e representam potencial risco à saúde pública. Esses isolados apresentaram resistência a penicilina, oxacilina e eritromicina. Conclui-se que baixas contagens de Staphylococcus foram detectadas em queijos fundidos “requeijão” e “especialidade láctea type requeijão”. Entretanto, cepas de Staphylococcus spp. coagulase-negativas e resistentes à meticilina foram detectadas nesses derivados lácteos. Esse é o primeiro relato da ocorrência de cepas de Staphylococcus spp. resistentes à meticilina em produtos lácteos termicamente tratados comercializados no Brasil. Os resultados servem como um alerta para as autoridades sanitárias públicas nacionais para o controle de cepas multirresistentes em medicina veterinária e humana.

Palavras-chave : resistência antimicrobiana; segurança alimentar; MRS; queijos; Staphylococcus spp.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )