SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número7Frequência e fatores de riscos associados a caprinos soropositivos a Leptospiras spp. no Estado de Sergipe, Nordeste do BrasilCarcinoma metastático mamário em uma vaca índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

AZEVEDO DA CUNHA FILHO, Nilton et al. Identificação de Neospora caninum por PCR em cordão umbilical de bezerros recém nascido no Brasil. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20160876.  Epub 12-Jun-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20160876.

O estudo foi realizado em uma fazenda de criação de gado de corte na região do extremo sul do Brasil. O nascimento de um bezerro com opacidade unilateral da córnea foi imediatamente relatado ao Laboratório de Parasitologia da Universidade Federal de Pelotas (RS) e coletou-se sangue da vaca e do bezerro antes da ingestão do colostro. Foram coletados sangue e cordão umbilical do bezerro com opacidade na córnea bem como de outros seis bezerros aparentemente saudáveis antes da ingestão de colostro. Foram realizados exames sorológicos utilizando o teste indireto de anticorpos fluorescentes (IFAT) com ponto de corte de 1: 100 e reação em cadeia da polimerase (PCR). O resultado dos exames sorológicos mostraram que o bezerro foi positivo para N. caninum ao nascer com titulação de 1:1600 e o de sua mãe foi de 1:3200 na IFAT. A PCR do cordão umbilical foi positiva para o agente no animal com opacidade córnea unilateral e a identidade molecular do produto amplificado foi confirmada por sequenciamento. A detecção de DNA de N. caninum no cordão umbilical é uma nova alternativa para o diagnóstico deste agente em bezerros recém-nascidos com suspeita clínica de neosporose.

Palavras-chave : Neospora caninum; bezerros; cordão umbelical,bovinos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )