SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número7Identificação de Neospora caninum por PCR em cordão umbilical de bezerros recém nascido no BrasilAdaptação hemodinâmica gestacional em cadelas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

PIVA, Manoela Marchezan et al. Carcinoma metastático mamário em uma vaca. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20160736.  Epub 29-Maio-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20160736.

Carcinomas de glândula mamária em bovinos raramente são vistos na rotina de diagnóstico no campo. Portanto, o objetivo do trabalho é relatar a ocorrência de um carcinoma de mama metastático em uma fêmea bovina de 14 anos, holandesa, no estado de Santa Catarina, Brasil. O animal foi diagnosticado pelo veterinário com mastite irresponsiva a tratamento clínico, e foi eutanasiada devido ao prognóstico desfavorável. Na necropsia foram observados múltiplos nódulos amarelados, firmes, e por vezes friáveis, variando entre 0.1 e 20cm, disseminados em todas as glândulas mamárias, linfonodos, rins, baço, fígado, pâncreas, coração e pulmão. O diagnóstico de carcinoma de glândula mamária foi baseado em achados clínicos, macroscópicos, histopatológicos e de imuno-histoquímica. Os diagnósticos diferenciais incluíram doenças como tuberculose bovina, mastites crônicas de origem bacteriana ou fúngica.

Palavras-chave : enfermidades em bovinos; neoplasia mamária; metástases; mastite crônica; citoqueratina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )