SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número7Adaptação hemodinâmica gestacional em cadelasHidratação enteral em bezerros neonatos e características das soluções eletrolíticas disponíveis comercialmente no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

WOLF, Marcela; MUEHLBAUER, Eloísa  e  SOUSA, Marlos Gonçalves. MicroRNAs em cardiologia veterinária. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20161059.  Epub 29-Maio-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20161059.

Os biomarcadores vêm crescendo na medicina veterinária, pois permitem, de forma não invasiva, a quantificação de substâncias com potencial para avaliação prognóstica e diagnóstica em diversas doenças. Os microRNAs são pequenos RNAs não codificantes que regulam a expressão de genes e são expressos de diferentes formas em diversas doenças. A sua super ou subexpressão já foi evidenciada como parte da patogênese de cardiopatias em seres humanos e animais. O controle dessa anormalidade de expressão pode ser obtido pela utilização de antagonistas (em casos de superexpressão) e mimetizadores (em casos de subexpressão). Dessa forma, esta revisão de literatura tem como objetivo compilar as evidências científicas da desregulação da expressão de microRNAs nas diferentes doenças cardíacas, sendo essa uma das promessas no campo terapêutico e diagnóstico da cardiologia veterinária, permitindo não só a sua utilização como biomarcador, mas também com aspecto elucidativo da patogênese de diversas doenças.

Palavras-chave : biologia molecular; genética; biomarcador; insuficiência cardíaca.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )