SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número7MicroRNAs em cardiologia veterináriaCélulas osteoprogenitoras podem aumentar a formação óssea precoce em defeitos ósseos críticos de cães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

BREGADIOLI, Gabriela de Castro et al. Hidratação enteral em bezerros neonatos e características das soluções eletrolíticas disponíveis comercialmente no Brasil. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20170140.  Epub 29-Maio-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20170140.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o desenvolvimento da reposição de fluidos e eletrólitos por via oral foi um dos avanços mais significativos da medicina no século XX, reduzindo marcadamente a mortalidade de crianças diarreicas. Na medicina veterinária, as soluções eletrolíticas orais (SEO) são rotineiramente utilizadas no tratamento de bezerros neonatos diarreicos com o intuito de corrigir os desequilíbrios hidroeletrolíticos e ácido base. Na América do Norte, o emprego de SEO é habitual e existem, pelo menos, 20 alternativas comerciais. O uso das SEO se expandiu nos últimos anos, no Brasil, havendo, atualmente, cinco produtos disponíveis no comércio. As SEO devem veicular eletrólitos, glicose e um agente alcalinizante em concentrações apropriadas para garantir a sua eficácia terapêutica. Essa revisão tem o objetivo de abordar a importância e uso terapêutico das SEO para bezerros neonatos, além de avaliar as composições e características das disponíveis comercialmente no mercado brasileiro.

Palavras-chave : desequilíbrio hidroeletrolítico; diarreia; solução eletrolítica oral; desidratação; desequilíbrio ácido base.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )