SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número7Células osteoprogenitoras podem aumentar a formação óssea precoce em defeitos ósseos críticos de cãesAlterações morfológicas na capsula do casco em potros Crioulos do nascimento ao desmame índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

BRAGA, Carolina Silveira et al. Luxação caudoventral de quadril em um mini-pig. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20160603.  Epub 22-Jun-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20160603.

Um mini-pig foi atendido devido à claudicação do membro pélvico esquerdo após pequena queda. O exame clínico e radiografias da região pélvica revelaram uma luxação caudoventral de quadril no lado esquerdo. A redução cirúrgica da luxação foi realizada, com o paciente sob anestesia geral, usando um pino transarticular. As radiografias pós-operatórias confirmaram que a luxação foi reduzida, com alinhamento e fixação transarticular corretos. O pino transarticular foi removido cirurgicamente 21 dias após de ter sido inserido. O membro se tornou totalmente funcional já no período pós-operatório imediato. Nove meses após a cirurgia, o paciente utilizava o membro corretamente, porém foi detectada doença articular degenerativa leve através de acompanhamento radiográfico. A técnica empregada foi uma opção viável de tratamento para a reparação da luxação caudoventral de quadril em mini-pig.

Palavras-chave : Sus scrofa domestica; luxação coxofemoral; pino transarticular.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )