SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número7Síntese e caracterização de nanopartículas de ouro conjugadas com curcumina e seus efeitos na osteoartrite experimental induzidaDigestibilidade, taxa de retenção proteica e excreção de amônia em juvenis de robalo-peva (Centropomus parallelus) alimentados com rações com diferentes níveis de proteína índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

GRAMINHO, Larissa Arnhold et al. Caracteres forrageiros de diferentes espécies do gênero Paspalum no Rio Grande do Sul: uma meta-análise. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.7, e20161049.  Epub 29-Maio-2017. ISSN 1678-4596.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20161049.

O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de meta-análise, a variabilidade dos caracteres forrageiros de espécies do gênero Paspalum e utilizá-los para selecionar os melhores ecótipos para serem utilizados em hibridações artificiais como genitores e híbridos para serem empregados em sistemas de produção a pasto e recuperação de pastagens naturais. Os dados foram obtidos a partir ensaios, do Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A base de dados foi composta por ensaios conduzidos com ecótipos e/ou híbridos do gênero Paspalum, em parcelas, avaliando por meio de cortes a produção de massa seca total, de folhas e colmos. Houve diferença entre ecótipos/híbridos para produção de matéria seca total, de folhas e colmos. O híbrido H12 foi o mais divergente dos acessos avaliados. A maior divergência genética ocorreu devido à produção de massa seca. Os híbridos apresentam elevada produção de massa seca total, sendo esta composta principalmente por folhas. O método de Tocher utilizando a distância generalizada de Mahalanobis identifica o híbrido H12 e o acesso de Paspalum lepton 28E como os mais dissimilares. A produção de massa seca total é o caractere que mais contribui para a detecção da variabilidade genética.

Palavras-chave : apomixia; hibridação; melhoramento genético; pastagem natural; variabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )