SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue12Cross-amplification of heterologous microsatellite markers in PiracanjubaAntibiotic residues in pasteurized and unpasteurized milk marketed in southwest of Paraná, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

GUERETZ, Juliano Santos; SOMENSI, Cleder Alexandre; MARTINS, Maurício Laterça  and  SOUZA, Antonio Pereira de. Avaliação da toxicidade do eugenol em bioensaios com organismos-teste. Cienc. Rural [online]. 2017, vol.47, n.12, e20170194.  Epub Dec 07, 2017. ISSN 1678-4596.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20170194.

Os peixes, seja em ambiente natural ou em piscicultura, sofrem efeito do estresse na captura, manejo, transporte ou tratamentos que provocam baixo desempenho zootécnico. Anestésicos, como o eugenol, obtido a partir do óleo de cravo, tem sido usado estrategicamente não só em peixes de água doce, mas também em peixes marinhos e estuarinos para reduzir o estresse. Apesar da indicação de eugenol como anestésico em peixes e da sua baixa toxicidade para estes animais, não se tem clareza da sua ação sobre o ambiente. Bioensaios ou testes de ecotoxicidade com organismos indicadores são usados em para avaliar o modo de ação de poluentes no ambiente. O objetivo deste estudo foi testar a toxicidade aguda do eugenol utilizando o microcrustáceo Daphnia magna e a bactéria Aliivibrio fischeri e sua toxicidade crônica para alga Desmodesmus subspicatus. O eugenol, nas concentrações de 50, 75 e 100mg L-1, foi tóxico para organismos indicadores testados.

Keywords : Aliivibrio fischeri; Daphnia magna; Desmodesmus subspicatus; ecotoxicologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )