SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Avaliação metabólica em gatos com sobrepeso e obesos e sua associação com pressão arterialModelo para estimativa de peso em éguas gestantes mestiças crioulas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

BOITO, Bruna et al. Influência da espessura da gordura subcutânea nas características de carcaça e qualidade de carne de bovinos. Cienc. Rural [online]. 2018, vol.48, n.1, e20170333.  Epub 18-Dez-2017. ISSN 1678-4596.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20170333.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da espessura de gordura subcutânea (EGS) nas características de carcaça e qualidade de carne em novilhos, com até 24 meses de idade, britânicos ou suas cruzas terminados no sistema de confinamento. Para isso foi utilizado o sistema de meta-análise com dados extraídos de 46 artigos publicados, totalizando 2,695 unidades experimentais. Foi encontrado que a GS influencia no aumento linear no peso de carcaça quente (PCC) e fria (PCF) e em seus rendimentos. Além disso as frações de osso decaem enquanto as frações de músculo e gordura aumentam em altos níveis de GS. Não foi encontrada diferença significativa, mas variáveis de qualidade de carne. Assim a GS apresenta influência direta em PCC, PCF e nos pesos e rendimento de osso, músculo e gordura da carcaça de novilhos castrados. Um valor uniforme de gordura subcutânea de 6,00 mm é capaz de padronizar uma qualidade de carcaça e de produtos aos consumidores.

Palavras-chave : meta análise; tecido adiposo; produção animal; confinamento; qualidade de carne.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )