SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número8Bacillus subtilis melhora a tolerância do milho a salinidadeAcurácia de predição genômica em feijoeiro-comum via modelos Bayesianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

CARVALHO-ZANAO, Maristela Pereira; ZANAO JUNIOR, Luiz Antônio; GROSSI, José Antonio Saraiva  e  PEREIRA, Natalia. Produção de roseiras em vaso com aplicação de paclobutrazol no substrato. Cienc. Rural [online]. 2018, vol.48, n.8, e20161002.  Epub 02-Ago-2018. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20161002.

A aplicação de retardantes de crescimento, como o paclobutrazol, reduz a altura das plantas e tem possibilitado a comercialização de algumas espécies ornamentais de maior porte em vasos. Objetivou-se com este estudo avaliar porte, produção e qualidade da flor de duas cultivares de roseira cultivadas em vaso em função da aplicação de doses de paclobutrazol no substrato. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 2x5, com duas cultivares de roseira (Yellow Terrazza® e Shiny Terrazza®) e cinco doses de paclobutrazol (0; 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 mg vaso-1). O experimento foi conduzido em vasos plásticos sob ambiente protegido, em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. Foram avaliados a altura das plantas; diâmetro, número de flores e folhas da haste floral; comprimento do botão floral; ciclo, área foliar; diâmetro floral e longevidade floral; teor de clorofila nas folhas e produção. A aplicação de paclobutrazol no substrato proporcionou melhoria na qualidade floral e estética de ambas cultivares de roseira. Também reduziu a produção de matéria seca foliar, altura da planta e diâmetro floral e aumentou o teor de clorofila e a longevidade floral. O paclobutrazol foi eficiente em reduzir a altura, conferindo uma relação harmoniosa entre a planta e o vaso, sem causar sintomas de toxidez e alterações morfológicas. Sugere-se a aplicação no substrato de 2mg vaso-1 de paclobutrazol para as cultivares de roseira Yellow Terrazza® e Shiny Terrazza® produzidas em vasos.

Palavras-chave : Rosa hybrida L.; retardante de crescimento; floricultura..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )