SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue10Pneumonia by Cryptococcus neoformans in a goat in the Southern region of BrazilCardiac rhabdomyoma in a slaughtered pig author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

CUNHA, Ana Lizia Brito da et al. Efeitos da intoxicação por Ipomoea brasiliana na reprodução de caprinos. Cienc. Rural [online]. 2018, vol.48, n.10, e20180061.  Epub Oct 25, 2018. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20180061.

Este trabalho teve como objetivo caracterizar as mudanças comportamentais relacionadas a reprodução e lesões no sistema reprodutor de caprinos intoxicados por Ipomoea brasiliana. A planta foi coletada e administrada na dose de 4g/kg (800μg swainsonina/kg) para dois grupos de caprinos durante 45 dias. Os caprinos do Grupo I foram eutanasiados no 46º dia do experimento e os caprinos do Grupo II no 120º dia. O Grupo III foi constituído por caprinos que não receberam I. brasiliana e foram eutanasiados no 120º dia de experimento. Alterações comportamentais reprodutivas foram observadas a partir de 20 dias de experimento e consistiram em ausência do comportamento de corte, ausência de reflexo de Flehmen, diminuição ou perda de libido e incapacidade de realizar a monta natural. Após 120 dias, os caprinos do Grupo II não apresentaram regressão de alterações reprodutivas. Os principais defeitos observados no sêmen dos caprinos que consumiam I. brasiliana foram gotas citoplasmáticas, caudas dobradas e caudas destacadas. Os principais achados histopatológicos consistiram em vacuolização citoplasmática das células da linhagem germinativa e células de Sertoli; comprometimento generalizado da maturação das espermatogônias com esfoliação de células degeneradas; presença de fragmentos celulares e raros espermatócitos anormais no lúmen dos túbulos seminíferos e ausência de células de Leydig. Os resultados confirmam a hipótese de que o consumo de I. brasiliana causa degeneração testicular em caprinos.

Keywords : alcalóides; doença de depósito lisossomal; planta tóxica; ruminantes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )