SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Eficiência de absorção de nitrogênio e fósforo em mostarda indiana cultivada por três ciclos sucessivos em um solo contaminado com cobre e tratado com biocarvãoToxicidade aguda do nitrato em juvenis de Litopenaeus vannamei em baixa salinidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

SANTOS, Laurenice Araujo dos et al. Parâmetros genéticos em caracteres agronômicos na seleção de linhagens superiores de Ricinus communis L. Cienc. Rural [online]. 2019, vol.49, n.1, e20180547.  Epub 11-Fev-2019. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20180547.

O conhecimento da variabilidade e herdabilidade dos caracteres agronômicos de interesse auxiliam na seleção de materiais superiores. Desta forma, objetivou-se avaliar os parâmetros genéticos de caracteres agronômicos em linhagens de mamoneira e quantificar as correlações genéticas entre eles. O trabalho foi desenvolvido na área experimental da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, Bahia. Foram avaliados o teor de óleo na semente, ciclo vegetativo, estatura de planta, número de sementes por planta e peso de sementes por planta em 47 linhagens de mamoneira. O coeficiente de variação genético foi maior para o peso de sementes por planta revelando maior variabilidade. A herdabilidade de parcelas individuais no sentido amplo apresentou maior valor para o teor de óleo e menor valor para o número de sementes por planta. A precisão de seleção foi moderada para estatura de planta, número de sementes por planta e peso de semente por planta; alta para o ciclo vegetativo; e muito alta para o teor de óleo. Os parâmetros genéticos permitiram o ranqueamento e seleção dos genótipos superiores. As correlações positivas entre o ciclo vegetativo e estatura de planta, associada às correlações negativas para o número de sementes, peso de sementes e teor de óleo, possibilitam ganhos expressivos para a produtividade da cultura.

Palavras-chave : mamoneira; correlação genética; Herdabilidade; melhoramento genético.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )