SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Genotipagem de isolados clínicos de Pythium insidiosum da América do Sul utilizando polimorfismos de nucleotídeo único baseado em PCR multiplexAtividade antibacteriana e anti-biofilme de óleo essencial de canela e eugenol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

TAUNDE, Paula Augusto et al. Pleuropneumonia por Mannheimia haemolytica em caprinos associada ao estresse de transporte. Cienc. Rural [online]. 2019, vol.49, n.1, e20180621.  Epub 31-Jan-2019. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20180621.

Descreve-se os aspectos epidemiológicos, clínicos, patológicos e bacteriológicos da pleuropneumonia por Mannheimia haemolytica em caprinos, após transporte prolongado. Quarenta caprinos transportados da região Nordeste para a região Sul do Brasil morreram durante a viagem ou 2-3 dias após o desembarque. Clinicamente, observou-se dispneia, secreção nasal mucopurulenta e tosse. Na necropsia foram coletados múltiplos fragmentos de órgãos para análises histopatológicas e identificação do agente envolvido. Todos os pulmões apresentaram consolidação pulmonar predominantemente em região cranioventral, associada à deposição acentuada de fibrina, espessamento e aderência pleurais em 90% dos casos. Histologicamente, havia pleuropneumonia fibrinossupurativa caracterizada por infiltrado neutrofílico difuso associado à fibrina. Colônias não hemolíticas [85% (34/40)] e hemolíticas [15% (6/40)] foram obtidas pelo isolamento bacteriológico. Mannheimia spp. foi isolada em 26 amostras, os quais posteriormente foram confirmados como Mannheimia haemolytica (99% de identidade), pela amplificação e sequenciamento parcial do gene 16S rDNA. O estresse pode favorecer o desenvolvimento de pleuropneumonia bacteriana em caprinos, e cepas não hemolíticas de M. haemolytica podem causar doença em animais com imunodepressão acentuada.

Palavras-chave : doenças de caprinos; doenças respiratórias; patologia; PCR.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )