SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Dioctofimatose como causa de dispnéia em cãoLesões e condenações de suínos em abatedouros com inspeção federal no Estado do Paraná, Brasil, como indicadores de bem-estar no transporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

SAMPAIO, Rubia Avlade Guedes et al. Avaliação comportamental de cães de abrigo submetidos a diferentes métodos de enriquecimento ambiental. Cienc. Rural [online]. 2019, vol.49, n.1, e20180181.  Epub 31-Jan-2019. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20180181.

O enriquecimento ambiental é um processo dinâmico que consiste em um conjunto de atividades com a finalidade de atender às necessidades etológicas e psicológicas dos animais, estimulando os comportamentos naturais de cada espécie, melhorando o bem estar e evitando comportamentos estereotipados. O objetivo deste trabalho foi observar o benefício que quatro diferentes formas de enriquecimento ambiental trariam para melhorar a qualidade de vida de cães de abrigo. Vinte cães foram observados durante 6 horas diárias por cinco dias consecutivos na primeira semana, com a finalidade de se obter o padrão de comportamento no ambiente estéril do abrigo. Da segunda à quarta semana foram aplicadas três formas de brincadeiras e uma forma de enriquecimento alimentar nos primeiros quatro dias de cada semana. No quinto dia de cada semana os padrões de comportamento foram registrados e, posteriormente, compilados e analisados pelo teste de Tukey. A análise estatística demonstrou diferença significativa nos comportamentos de deitar, de ficar em pé e de lamber-se. Conclui-se que a aplicação do enriquecimento ambiental, por meio de diferentes formas de brincadeiras, empregado em abrigo para cães, diminuiu os sinais de depressão e os comportamentos estereotipados, demonstrando ser uma ótima ferramenta para aumentar a qualidade de vida destes animais.

Palavras-chave : bem estar; comportamento; animais abandonados; distúrbios comportamentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )