SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número1Indução anestésica de Rhamdia quelen e Ctenopharyngodon idella com o óleo essencial de Ocimum micranthumIngestão e coeficiente de digestibilidade aparente de nutrientes em cordeiros alimentados com casca de café em substituição ao feno de aveia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

MIRANDA, Karina Rodrigues de et al. Produção de forragem e composição mineral da palma consorciada com leguminosas e adubada com diferentes fontes de esterco. Cienc. Rural [online]. 2019, vol.49, n.1, e20180324.  Epub 11-Fev-2019. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20180324.

Objetivou-se avaliar o potencial produtivo e a composição mineral da palma forrageira IPA-Sertânia (Nopalea cochenillifera Salm Dyck), em cultivo isolado e consorciada com leucena [Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit.] ou gliricídia [Gliricidia sepium (Jacq.) Steud.], e adubada com as fontes de esterco bovino, ovino, caprino e cama de frango. O experimento foi conduzido na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, em Caruaru. O delineamento foi casualizado em blocos, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram representadas pelos sistemas de cultivo e as subparcelas pelas fontes de esterco. A colheita da palma foi realizada aos dois anos de crescimento e analisada quanto à produção e aos teores de nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca) e magnésio (Mg). Não foram observadas diferenças de produção da palma entre os sistemas de cultivo, atingindo valor médio de 22,1t ha-1 2 anos-1 de matéria seca (MS). Nos sistemas consorciados, a maior proximidade com as leguminosas incrementou a produção da palma, nos tratamentos com os estercos bovino e ovino, e elevou os teores de P, K e Mg, mas não os teores de N. A introdução de leguminosas arbóreas, juntamente com a aplicação dos estercos, contribui para elevar a produção e os níveis de nutrientes da palma IPA-Sertânia.

Palavras-chave : adubação; consórcio; minerais; Nopalea; produção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )