SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Effectiveness of a rapid soil incubation method for determining potential acidity of soils in Rio Grande do Sul, BrazilEffect of salicylic acid and silver nitrate on rutin production by Hyptis marrubioides cultured in vitro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

MANICA, Jonas  and  ESCOSTEGUY, Pedro Alexandre Varella. Demanda e partição de fósforo em cultivares de aveia-branca. Cienc. Rural [online]. 2019, vol.49, n.2, e20170313.  Epub Mar 11, 2019. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20170313.

A adubação de reposição varia com a demanda e a partição de nutrientes, mas isso é pouco conhecido em relação as cultivares de aveia. O estudo objetivou avaliar se a demanda e a partição de fósforo (P) diferem entre cultivares de aveia-branca. As cultivares ‘UPFA ‘Ouro’, ‘UPFPS Farroupilha’, ‘IPR Afrodite’, ‘URS 21’, ‘URS FAPA Slava’, ‘Barbarasul’, ‘FAEM 007’, ‘URS Taura’ e ‘URS 21’ foram cultivadas em um Latossolo com teor alto de P, em estufa agrícola, no ano de 2015. Na maturação fisiológica, as plantas foram fracionadas em raízes, colmo, folhas e grão e o teor de P e a massa seca desses órgãos foram avaliados, estimando-se a quantidade e a partição desse nutriente. O valor dessas variáveis diferiu entre cultivares, exceto o teor de P do grão (média 4,0g P kg-1). Nessa parte da planta, a demanda e a partição desse nutriente foi menor na ‘Afrodite’ e na ‘FAPA Slava’, não diferindo entre as demais cultivares. Na parte vegetativa (colmo + folhas), o valor dessas variáveis aumentou na seguinte ordem: ‘Ouro’ e ‘Farroupilha’<‘Taura’ e ‘FAPA Slava’<‘URS 21’<‘Afrodite’, ‘Barbarasul’ e ‘FAEM 007’. A demanda e a partição de P em raízes, colmo, folhas e grão variam com a cultivar, indicando que esse fator, além da finalidade de uso da aveia-branca (grão, pastejo, silagem, cobertura do solo, etc) podem ser utilizados para melhorar a adubação de reposição.

Keywords : avena sativa L.; adubação fosfática; adubação de reposição..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )