SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2Biofilm formation by Prototheca zopfii isolated from clinical and subclinical bovine mastitis in distinct growth conditions under different dyesPhenoloxidase activity and haemolymph cytology in honeybees challenged with a virus suspension (deformed wings virus DWV) or phosphate buffered suspension (PBS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

RAMOS, Carolina Pantuzza et al. Surto de Salmonella Typhimurium multirresistante em bezerros em um hospital veterinário do Brasil. Cienc. Rural [online]. 2019, vol.49, n.2, 20180788.  Epub Mar 11, 2019. ISSN 0103-8478.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20180788.

O objetivo do presente estudo é descrever e caracterizar um surto nosocomial provocado por S. Typhimurium multirresistente em bezerros hospitalizados em um hospital escola de medicina veteriária localizado no Brasil. Sessenta e três (96,9%) bezerros apresentaram letargia, hipertermia e diarreia profusa e, apesar do tratamento, vinte e seis animais (41,2%) morreram. Cinco animais foram necropsiados e amostras fecais de seis bezerros foram coletadas. As estirpes isoladas foram submetidas a testes de susceptibilidade a antimicrobianos pelo método de disco-difusão e foram genotipadas pelo ERIC-PCR. Lesões macroscópicas sugestivas de salmonelose, como enterite fibrinonecrótica e hepatoesplenomegalia, foram observadas. Salmonelose foi confirmada pelo isolamento de S. Typhimurium em amostras fecais e órgãos de sete animais. Dos sete isolados, seis apresentaram 100% de similaridade ao ERIC-PCR, sugerindo ocorrẽncia de transmissão nosocomial de S. Typhimurium entre os bezerros hospitalizados. Com excessão de uma estirpe, todas foram resistentes a marbofloxacina, enrofloxacina, florfenicol, oxitetraciclina e trimetoprima/sulfametoxazol, agentes antimicrobianos amplamente utilizados para o tratamento humano e animal. Esse é o primeiro estudo que demonstra um surto nosocomial de estirpes de S. Typhimurium resistentes a múltiplas drogas em um hospital veterinário no Brasil, enfatizando a necessidade de medidas preventivas que reduzam os riscos aos animais hospitalizados e a pessoas que entrarem em contato com esses animais.

Keywords : salmonelose; bovinos; nosocomial; zoonose; multirresistente.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )