SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue3Association of casein micelle size and enzymatic curd strength and dry matter curd yieldFermented milk beverage: formulation and process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478On-line version ISSN 1678-4596

Abstract

MENEZES, Joyce Castro de et al. Caracterização dos compostos voláteis e análise da qualidade de plantas medicinais comerciais de Camellia sinensis. Cienc. Rural [online]. 2019, vol.49, n.3, e20180548.  Epub Mar 14, 2019. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20180548.

O interesse no chá verde comercial (Camellia sinensis) (L.) Kuntze (Theaceae) tem aumentado nos últimos anos devido suas propriedades medicinais. No presente estudo utilizamos a microextração em fase sólida, em combinação com a cromatografia gasosa acoplada com espectrometria de massas, como um eficiente método de caracterização de compostos voláteis e efetuamos o controle de qualidade de C. sinensis. Comparamos também a anatomia das folhas de diferentes amostras comerciais de chá verde, as informações de seus rótulos e determinamos a presença de matérias estranhas, de microrganismos, o teor de umidade e de cinzas totais. Entre as trinta amostras analisadas, seis foram identificadas como C. sinensis de acordo com o estudo anatômico; 83,4% não estavam de acordo com os limites especificados para matérias estranhas e 6,6% para o teor de umidade. Todas as amostras apresentaram cinzas totais de acordo com a legislação vigente. As análises evidenciaram diversos compostos orgânicos voláteis distintos, sendo majoritários terpenos, hidrocarbonetos e álcoois. As análises microbiológicas mostraram que 13,3 e 16,6% das amostras excedeu os limites de contagem para bolores e leveduras, e para bactérias mesófilas, respectivamente. Por fim, 73,3% das amostras apresentou Escherichia coli acima dos limites sanitários estabelecidos.

Keywords : chá verde; CG-EM; MEFS; controle de qualidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )