SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número10Torração de soja em micro-ondas para desenvolvimento de drágeas de chocolateUtilização de revestimentos à base de zeínas contendo óleos vegetais sobre as características físico-químicas da carne de cordeiro embalada a vácuo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478versão On-line ISSN 1678-4596

Resumo

SCHARDONG, Igor Sulzbacher; FREIBERG, Joice Aline; SANTANA, Natielo Almeida  e  RICHARDS, Neila Silvia Pereira dos Santos. Percepção de consumidores brasileiros aos insetos comestíveis. Cienc. Rural [online]. 2019, vol.49, n.10, e20180960.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1678-4596.  https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20180960.

Estima-se que em 2050 a população mundial contará com cerca de 9 bilhões de pessoas, e, portanto, a necessidade de fontes alternativas de proteína é inevitável, uma vez que as fontes convencionais, como carne de gado, suínos e aves, não serão suficientes para suprir a demanda do crescimento populacional. A alimentação que inclui fontes alternativas de proteína, como os insetos, é uma realidade em países da América Latina, Ásia, Austrália, Europa e África. Esta pesquisa apresenta os resultados de um estudo exploratório que analisou o perfil alimentar de 1.619 consumidores das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) quanto sua percepção, motivação e forma preferencial aos insetos comestíveis. Os dados foram analisados através de frequências cruzadas e expressos em porcentagem. Nossos resultados mostram que mulheres apresentam maior aversão ao consumo de insetos do que homens. Em geral, há preferência em consumir os insetos na forma de farinha, e inteiro para aqueles com mais familiaridade ao consumo de insetos. Majoritariamente, os consumidores brasileiros não tem opinião sobre a segurança em consumir insetos, contudo, em maiores níveis de escolaridade e a familiaridade os consumidores posicionam-se quanto à sua segurança.

Palavras-chave : entomofagia; preferência alimentar; perfil alimentar; segurança alimentar neofobia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )