Encontraram-se nos arquivos da clínica-escola da Universidade Católica de Goiás, em agosto de 1992, 95 crianças, 34 adolescentes e 38 adultos em lista de espera acumulada em cinco anos e meio. Esta lista, possivelmente, tenha ocorrido em função de grande demanda, atendimentos individuais com disponibilidade reduzida, dificuldade em compatibilizar horários e o não comparecimento dos candidatos às convocações. Após concordância de Professores para utilização de Triagem Psicológica Grupal, com o objetivo de dinamizar o atendimento, conhecer melhor a clientela e planejar intervenções mais efetivas, realizou-se uma preparação dos referidos professores e de alunos para a aplicação do programa. Trabalhou-se com grupos em "unidade funcional", constituída por um professor-orientador e um aluno-estagiário, utilizando-se como instrumento um protocolo de entrevista que abordava os seguintes pontos: a queixa, a sintomatologia e as expectativas quanto ao atendimento. Compareceram à triagem 123 (73,65% da lista de espera) clientes, constituindo, inicialmente, grupos simultâneos e, a seguir, grupos em sistema de rodízio semanal. Além da agilização do atendimento, a triagem grupai possibilitou uma reflexão ampliada sobre a demanda, dando subsídios para a criação de intervenções consideradas mais realísticas.
Seleção Psicológica de Pacientes; Programa de Seleção Grupai; Clientes de Lista de Espera