SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12-13Triagem psicológica grupal: procedimento e resultados obtidos com lista de espera de crianças, adolescentes e adultos, em uma clínica-escola de psicologiaUma experiência de educação sexual na pré-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

BIASOLI-ALVES, Zélia Maria Mendes. Contribuições da psicologia ao cotidiano da escola: necessárias e adequadas?. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 1997, n.12-13, pp. 77-96. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1997000100007.

Este texto visa, num primeiro momento, colocar em xeque as maneiras de a Escola buscar o auxílio da Psicologia, enfatizando problemas de comportamento e ou aprendizagem de parte da sua clientela e as respostas obtidas; do questionamento parte-se para discutir os fundamentos para uma abordagem diversa, que priorize pensar o desenvolvimento natural da criança, do adolescente e dos adultos que com eles convivem, buscando evitar Psicologização do cotidiano da Escola e os impasses que ele cria.

Palavras-chave : Contribuições da Psicologia; Cotidiano da Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português