SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue18New families for a new centuryThe behavior of babies on the routine of a day care center: separation and meeting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

BAZON, Marina Rezende. Dinâmica e sociabilidade em famílias de classes populares: histórias de vida. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2000, vol.10, n.18, pp. 40-50. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2000000100004.

Este trabalho investiga histórias de vida de três famílias, cadastradas em programas sociais, cujos filhos encontravam-se abrigados em instituição, sob medida de proteção. O objetivo consistiu em identificar e analisar aspectos inerentes a suas dinâmicas e sociabilidade. A coleta de dados deu-se através da análise dos prontuários, entrevistas com profissional responsável pelo acompanhamento dos casos e com membros delas. Os dados foram organizados de modo a esboçar as trajetórias percorridas pelos grupos familiares tendo em vista o momento anterior e posterior ao abrigamento dos filhos. Os resultados permitem afirmar que as três famílias pertencem às classes populares e que todas partem de um modelo nuclear. Ao longo das histórias, frente às inúmeras dificuldades materiais, verificar-se-ia a desagregação do grupo inicial com a recorrência a estratégias de sobrevivência bastante diversificadas, incluindo o abrigamento dos filhos.

Keywords : crianças/adolescentes em situação de risco; famílias de classes populares; dinâmica familiar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese